EPFCL - Brasil 

Sede permanente

Rua Goethe, 66 - 2º Andar - Rio de Janeiro

Comissão de Gestão

Diretora: Elizabeth da Rocha Miranda  -  Secretária: Andréa Franco Milagres  

Tesoureira: Geisa Freitas

 

Cartel

Propor-se à formação em uma Escola de Psicanálise tem como uma de suas implicações participar de um Cartel tal como Lacan sustenta desde a fundação da Escola Freudiana de Paris, em 1964. Lacan apresenta o Cartel como órgão de base em sua proposta de formação de psicanalistas e transmissão da Psicanálise justamente no ano de sua “excomunhão” da IPA. Não por acaso, avesso aos efeitos de grupo, ele sugere que seja a transferência de trabalho o motor de funcionamento do Cartel.


Cartéis são pequenos grupos de trabalho em que três a cinco pessoas se escolhem a partir de um tema em comum. Depois, elegem mais-um, cuja função é a de provocar cada um no avanço de sua pesquisa e de barrar os efeitos de grupo, fazendo circular a palavra. Ao final, depois de, no máximo, dois anos de duração, espera-se que cada participante apresente um produto, consequência desse tempo de trabalho. Assim, incluir de saída um término para o Cartel é colocar o princípio de dissolução no centro dessa estrutura para que, ao final, seja possível se descolar desse pequeno grupo. Descolar e poder endereçar sua pesquisa à comunidade analítica é o que se espera de um cartelizante, fazendo, desse modo, “Escola”. A entrada na formação psicanalítica por essa via faz trabalhar aquilo que causa um a um em sua escolha pela Psicanálise. Fazer parte de um Cartel depende de um desejo decidido por essa escolha. 


As produções finais dos cartéis são apresentadas regularmente em Jornadas de Cartéis, que podem ser regionais ou nacionais. Em âmbito nacional, a Jornada de Cartéis da EPFCL-Brasil é anual e ocorre dentro do Espaço Escola de nossos Encontros Nacionais. Esse Espaço Escola, organizado pela CLEAG, é destinado ao debate das questões cruciais relativas à formação do psicanalista e à transmissão da psicanálise: garantia, nomeação, passe e cartel, dentre outras. 

Anualmente, a CLEAG organiza, em conjunto com a CG da EPFCL-Brasil, um Catálogo Nacional de cartéis.

 

 

Catálogo de Cartéis

Faça o download dos Catálogos de Cartéis em PDF: 
- 2009
- 2010
- 2011
- 2012
- 2013
- 2014

- 2015/2016

- 2019