EPFCL - Brasil 

Sede permanente

Rua Goethe, 66 - 2º Andar - Rio de Janeiro

Comissão de Gestão

Diretora: Elizabeth da Rocha Miranda  -  Secretária: Andréa Franco Milagres  

Tesoureira: Geisa Freitas

 

II Simpósio Interamericano / XVIII Encontro nacional

 

De 7 a 10 de setembro deste ano o Rio de Janeiro sediará o II Simpósio Interamericano da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, o XVIII Encontro Nacional da EPFCL-Brasil e a II Jornada Interamericana da Escola. Este evento triplo terá como tema “Sexuação e identidades”. 

 

No Simpósio “Sexuação e identidades”, os psicanalistas poderão demonstrar como a psicanálise, longe de ser normativa - segundo algumas acusações injustificadas – dá toda a relevância à singularidade das sexualidades. A psicanálise traz o questionamento das identidades ditas sexuais. Uma sexualidade é a conjunção complexa das “disposições sexuais” (Freud), dos encontros ao acaso, das identificações, e da construção da fantasia fundamental como resposta ao enigma do desejo do Outro. O resultado é o sinthoma que, ao amarrar os três registros (Real, Simbólico e Imaginário)  de cada ser-para-o-sexo, condensa a forma como cada um goza sexualmente a partir de seu inconsciente. Cada sujeito tem sua forma única de ser homem ou mulher, de utilizar os semblantes dos gêneros, de se situar em relação à partilha dos sexos e de circular nas diversas posições  de gozo. Eis o que aprendemos no divã a partir da prática do Inconsciente. A política da psicanálise é a política do sinthoma – sustentada pela ética de bem dizê-lo. A partir da sexuação lacaniana e de uma releitura da sexualidade inaugurada por Freud no início do século passado, convidamos os analistas a trazerem suas contribuições com sua clínica e essa nova lógica às questões atuais das ditas novas sexualidades e questionamentos sobre gênero e orientação sexual. 

 

APRESENTAÇÃO

INSCRIÇÃO

 
 

O II Simpósio Interamericano da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, associado ao XVIII Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil, tem a honra de convidar aqueles que já estão inscritos a enviar propostas de trabalho, conforme uma das quatro modalidades descritas no site do evento. Todo autor deverá enviar cópia do comprovante de inscrição em anexo à proposta para que ela seja encaminhada à avaliação.

 

Qualquer inscrito poderá propor apenas um único trabalho, independente de ser o autor principal ou colaborador. O autor que terá seu trabalho selecionado pela Comissão Científica deverá enviá-lo acompanhado das traduções que a mesma lhe demandar. Assim, o autor que submete um trabalho é um autor que se compromete em garantir que a versão final do texto chegará no prazo e com as traduções demandadas pela Comissão Científica. Enviar propostas para sexuacaoeidentidadesrio2017@gmail.com, com cópia para sonialberti@gmail.com, discriminando no assunto: “Proposta de trabalho”.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

COMISSÕES

 

Comissão Científica

 

Sonia Alberti (coordenadora), Ana Laura Prates Pacheco, Dominique Fingermann,
Gabriel Lombardi,
Gabriela Zorzuth, 
Ida Freitas, 
Kátia Botelho,
Maria Vitória Bittencourt,
Ricardo Rojas e
Vera Pollo.

Comissão de organização:

 

Maria Anita Carneiro Ribeiro (coordenadora),
Andrea Bruneto,
Bárbara Zenicola,
Beatriz Maya,
Florencia Farias,
Gloria Patricia Jaramillo,
Julie Travassos,
Katarina Ponciano,
Katia Botelho,

 

Luciana Piza,
Maria Helena Martinho,
Mariano Daquino,
Rosane Melo, Robson Melo e Sandra Mara.

Comissão de pôsteres e vídeos:

 

Sonia Borges (coordenadora),
Geisa Freitas,
Felipe Grillo e  
Sandra Chiabi.

Comissão Social

 

Adriana Dias Bastos (cordenadora),
Gilda Mesquita,
Silvia Lira,
Tati Torres.

Comissão da Jornada de Escola

 

Luciana Piza,
Maria Helena Martinho,
Mariano Daquino,

Rosane Melo,
Robson Melo e
Sandra Mara.

Comissão de Divulgação Local

 

Leonardo Pimentel (coordenador),
Elvina Maciel,  
Felipe Grillo,
Marcela Laboissière e
Taoana Padilha.

No Brasil: Coordenadores dos fóruns locais.

 

Nas Américas: Coordenadores dos fóruns americanos do sul e do norte.

INFORMAÇÕES

 

de 7 a 10 de setembro de 2012
Local: COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES

Rua: Visconde de Silva, 52 | Botafogo | Rio de Janeiro

www.simposiosexuacao.com.br  |   E-mail: sexuacaoeidentidadesrio2017@gmail.com  |   Telefone: (21) 2286 9225